terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Acreditar é viver do Espírito


Creio no Deus Criador!

Chama-se Persa e tem quatro anos. Naquele Domingo, vencendo a timidez tão típica desta idade, à saída da missa veio na minha direcção e, olhando-me bem nos olhos disse: “quero ser baptizada!”
À minha volta circulavam os jovens que tinham sido baptizados no Domingo anterior. Vestidos com a mesma veste branca do dia do Baptizado, eles tinham percorrido 20km a pé para participar na Eucaristia.
Persa, sem dúvida impressionada com esta manifestação de fé, queria, ela também, ser baptizada.
Aqui os baptismos são preparados com uma catequese específica que começa quando as crianças têm já dez anos, por isso, todos se começaram a rir do pedido desta criança, que, com os olhos esbugalhados, continuava a fixar-me sem dar grande importância às reacções dos mais velhos.
Baixei-me e, bem perto dela, disse-lhe:
- “Não percebi bem. O que é que tu queres?”
- “Ser baptizada!” – respondeu ela.
As gargalhadas dos que nos rodeavam fizeram-se sentir de imediato. Para mim, um pedido destes não é caso para rir. Então, peguei-lhe na mão e, alto para que todos ouvissem, disse-lhe:
- “Se queres ser baptizada vamos ver o senhor padre.”
Todos ficaram estupefactos, interrogando-se se o padre iria baptizá-la.
Fui com ela à sacristia e, quando saiu toda a gente, disse ao P. Giuseppe que a Persa tinha algo a pedir-lhe. Ele sentou-se fazendo um gesto à criança para que ela se manifestasse. Persa, com coragem e determinação, repetiu as mesmas palavras: “quero ser baptizada”, disse ela.
O padre olhou-me perplexo e, encorajando-a, explicou-lhe, de uma maneira simples, a importância do baptismo e que, por isso mesmo, a Persa teria de começar a frequentar um grupo que temos cá na paróquia para os pequeninos desta idade – “As crianças da paz”.
Ela confirmou que já estava a frequentar o grupo. Na verdade, a mãe dela é uma das animadoras paroquiais deste grupo.
Assim, dizendo-lhe para continuar nesse caminho, lá fomos fazer uma foto de grupo com os novos baptizados e com a Persa.
Não é fácil encontrar esta determinação nas crianças e jovens. Mas, porque Deus opera sempre no coração do Homem e faz maravilhas que nós não podemos sequer pensar ou imaginar, Persa ficou encantada com o exemplo e testemunho destes jovens que ousaram dizer NÃO à celebração da Palavra nas suas capelas para dizer SIM à Eucaristia dominical (mesmo se isto significou percorrerem 20km a pé).
Esta manifestação de fé faz-nos questionar sobre o testemunho de fé que damos. Seríamos nós capazes de caminhar 20km todas as semanas para participar na missa? Seríamos nós capazes de afirmar publicamente a nossa fé e a nossa concordância com o que é estabelecido pela Igreja?
Este exemplo cristão é força e desafio para dizermos, com a nossa própria vida: “Eu Creio!”

Sem comentários:

Enviar um comentário