terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Amor gera Vida!


“Está escrito: Amarás!
A Missão na luta contra tradições e crenças que levam à Morte."

Como outros países africanos, na República Centro Africana as crenças na feitiçaria ou bruxaria são a base de múltiplos aspectos sociais.
Aqui, pelo menos por enquanto, mesmo a lei condena os casos de bruxaria, ainda que não consiga explicá-la. Normalmente são as pessoas idosas e já sem família que são acusadas de bruxaria e, sem se poderem defender, ou são, judicialmente punidas ou são queimadas vivas em praça pública.
Dou-vos o exemplo da Catarina. Uma senhora idosa que se viu expulsa da sociedade devido a acusações de bruxaria e que, há pouco mais de um ano, foi acusada e levada a tribunal por ter morto, através da bruxaria, alguém.
Na verdade, o julgamento foi feito aqui a Mongoumba e, graças a Deus, neste momento, podemos contar com um bom representante do Ministério Público. Assim, devido a falta de provas e à incoerência dos testemunhos, Catarina foi posta em liberdade. Claro que, para todo o povo, ela é uma bruxa perigosa e, só permanece viva graças a este julgamento em que, o Procurador da República responsabilizou publicamente a família acusadora de tudo o que pudesse acontecer a esta idosa.
Nesta sociedade, deixou-se de ir à bruxa para procurar um remédio caseiro, passou-se a ir à bruxa para encontrar o responsável por algo de mau, seja por uma doença ou por um acontecimento negativo.
Actualmente, tentamos, com a ajuda de alguns (poucos) centro-africanos, lutar pela alteração da lei em vigor e por uma maior sensibilização para o problema entre os meios médico-hospitalares. A nível da Igreja, tentamos sublinhar a cada instante a máxima: Não matarás!
No entanto, a tarefa não é fácil, já que, em todas as áreas esta raiz cultural parece ser a mãe de todas as formas de pensar. Assim, os obstáculos multiplicam-se no mundo político, jurídico e mesmo religioso.
O problema máximo desta crença é que se trata de um alicerce de morte dentro da sociedade. Tudo se justifica com o injustificável. Todos os velhos ou crianças órfãs são susceptíveis de serem acusados de bruxaria e de sofrerem, como consequência da acusação, a total discriminação social e a morte.
Unamos, pois, todos os esforços e orações em favor do desenvolvimento e, sobretudo, em favor da Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário