quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vocação – a alegria do ser chamado!


“O olhar de um leigo diante do sacerdote missionário"

Naquela manhã de Domingo, o Pe. Luigi Matiazzo, pároco em Mongoumba, na República Centro-africana, saiu de casa bem cedo rumo a uma das capelas da paróquia. Esperavam-no uns 30km de estrada seguidos de uma hora em canoa para chegar à pequena comunidade cristã de Sedale.
Como já é costume, porque a estrada é difícil e o tempo de canoa é considerável, aproveitou-se para enviar com ele o animador da CARITAS que devia fazer uma reunião com os chefes da aldeia por causa do Posto de Saúde que continua a ter problemas graves de funcionamento.
Assim, partiram eles antes das seis da manhã. A missa e o encontro com os cristãos passaram-se bem, assim como a reunião para regularizar o funcionamento do Posto de Saúde, mas… à hora de regressar, o céu ameaçava pregar uma partida a este missionário. A tempestade começou estavam eles no meio do rio. Os relâmpagos iluminavam o rio enquanto a chuva e o vento iam tornando esta viagem em canoa mais longa e difícil que o costume.
Chegados a Mongo, a pequena aldeia onde tinha ficado o carro, era já de noite. Impossível de se meter ao caminho. A ponte, a poucos metros de distância tinha caído e o barco que serve para atravessar o rio para chegar a Mongoumba, não funciona durante a noite. Que fazer? O animador da CARITAS encontrou facilmente abrigo em casa de familiares e o nosso Pe. Luigi… contentou-se com o banco do carro após um dia quase sem comer.
Neste ano que o Papa chamou “Ano Sacerdotal”, sobretudo em terras de Missão, o sacerdote tem um valor muito especial, por isso mesmo, a sua responsabilidade face aos demais é enorme.
Os sacerdotes missionários, aqui no coração da África, vão-nos recordando, a nós leigos, da verdadeira razão da nossa acção e vão nos dando, através das suas vidas, coragem para avançar neste Plano de Deus a que fomos chamados.
Damos, pois, graças a Deus por continuar a chamar gente ao sacerdócio e, sobretudo, ao sacerdócio missionário. Que o Espírito Santo abençoe a Missão com mais sacerdotes e que, com esta vocação, eles possam continuar, em cada dia, com fé e alegria, a dar o seu SIM em favor dos mais pobres do mundo: em favor daqueles que ainda não conhecem a Cristo.
Neste tempo, dito de “crise de vocações”, alegramo-nos com a proposta de Bento VI para 2010 e esperamos que, este ano seja um ano de graça para todos aqueles que, com fé e coragem, se consagraram inteiramente ao serviço de Deus e da Igreja em favor dos mais pobres.

Sem comentários:

Enviar um comentário